segunda-feira, 28 de junho de 2010

Desenvolvendo a Criatividade – Parte 2.

Desenvolvendo a Criatividade – Parte 2.


Os pesquisadores do comportamento humano são unânimes em afirmar que o homem possui um inestimável potencial criador. Quando este potencial se destaca em certos indivíduos, eles são considerados GÊNIOS... Em outras pessoas, este potencial não ganha expressão porque , na maioria das vezes, não encontra estímulos à sua expansão, permanecendo com a percepção trancada por vícios mentais e às vezes pelo próprio MODO DE VIDA DAS PESSOAS. Mas em qualquer um dos casos, a capacidade de criação é uma característica do ser humano. Prova desta capacidade é o montante das realizações do homem ao longo de sua história.

Sempre há um questionamento que fica no ar, qual o limite da minha percepção? Quais são as formas que estamos habituadas a ver e porque a mesma coisa, ou objeto eu não consigo ver diferente? Costumamos a ter paradigmas sutis que eliminam outras possibilidades de se ver um objeto de forma diferente, e a realidade é o que atribuímos ao objeto, o que pode matar a existência de outras realidades.

É interessante se perguntar, por que uma criança consegue ver em uma vassoura que o homem adulto vê apenas como objeto de varrer ou limpar a casa como um “cavalo”, ou o “instrumento de vôo da bruxa”, um “brinquedo de equilibrar” segurando-a ponta cabeça na palma da mão... e por aí vai!”.

A criatividade está em ver algo que não existe naquele objeto, ou ver algo além daquele objeto. Criatividade é por movimento em coisas que aparentemente são estáticas....!

Referência: Educação artística – expressão musical corporal e plástica. (Cap. 7 – Desenvolvendo a Criatividade) Autor: Gilberto Cortim – Ed. Saraiva.

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