sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ser Humano, Da Sensibilidade Para A Inteligibilidade


Não é difícil de olhar no tempo e perceber o ser humano no seu processo histórico as transformações, evoluções e involuções que aconteceram a todo o momento.

Do ser primitivo ao ser moderno, muitas mudanças no seu campo de percepção foram ocorrendo. Suas estruturas mentais, formas de comunicação e interação, valores sociais, crenças, comportamentos, criação de recursos artificiais, sistemas econômicos... São infinidades de adaptações, alterações, criações, construções, desconstruções. Todas elas aconteceram porque o ser humano aguçou o seu labor no campo das idéias.

Mas existe algo que nunca mudou nele: a “sensibilidade sensível”, a atividade biológica de seu corpo, sua mecânica material e corporal. Toda alteração que percebemos na história do ser humano é na parte inteligível, no seu campo criativo, na sua percepção e na forma de compreender e enxergar o mundo.

Construir-se ser humano é um processo. Não podemos determinar um fim ou criar uma imagem final de onde o ser humano pode alcançar. Suas limitações? É difícil determina-las se pensarmos nas possibilidades das idéias, nesta dimensão sentimos dentro do infinito como percebemos o tamanho do espaço cósmico.

Contentemos com nossas limitações físicas, porque com isto, não temos muita coisa a criar, construir ou desconstruir. A nossa dimensão, talvez o real sentido da expressão “ser humano”, é o campo das idéias. Nela uma infinidade de mundos poderá ser criada e foi nessa dimensão que aconteceu a criação deste texto.


Autor: Vinícius Machado. Graduando em Pedagogia.

3 comentários:

  1. Eu havia perdido o link da tua página, quase tive um enfarto, mas graças, encontri-o novamente e mais uma vez com um texto muito bem redigido e de um tema de grande valia, principalmente para o jovem eu diria. Meu parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, bonitão.
    Cê só podia ser pedagogo mesmo escrevendo deste jeito.
    u.u

    ResponderExcluir
  3. Ei, Lindão...te achei! Fico muito orgulhosa de fazer parte desse seu processo de crescimento na área da educação, mesmo que de forma tão pequenina. Saiba que te admiro e sei que vc vai longe. Conte sempre comigo, beijocas...Pryscilla

    ResponderExcluir

Deixe algum comentario sobre sua opnião sobre o Blog e outras sugestões que achar pertinente comentar.