quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LINGUAGEM

LINGUAGEM

A linguagem é algo que permeia todo nosso cotidiano e é através dela que mantemos contato com nosso meio social e interno. Componentes culturais são capazes de determinar como nosso cérebro vê o mundo externo, quais elementos ele seleciona e quais elementos ele exclui de sua vida psíquica.

O mundo é uma complexidade, onde cada vez mais percebemos que todas as coisas, sendo mais absurdas,diferentes e distantes que se possa imaginar possuem uma relação com outra, mínima e sutil que seja, mas nunca estão separados. E o nosso cérebro, registra tudo, tudo que passa por seus sentidos desde o nosso nascimento, mas o que difere da forma como um vê o mundo diferente do outro é o campo conceitual que ele vai criando sobre as coisas que ele passa a conhecer.

Este campo conceitual, de carga semântica extensa, inclui não somente o meio cultural que nascemos, mas também um fator do próprio biótipo corporal que ajuda a selecionar este meio social que freqüentaremos se nos sentiremos parte. O perfil da família que é o nosso primeiro meio social, os meios de comunicação de massa que sempre invadem e se infiltram no meio familiar, e o ciclo de amigos de relações horizontais que vamos colecionando desde pequeninos, que continuamos na adolescência, mantemos na nossa primeira etapa da preparação para a vida adulta, e não percebemos o quão estamos enraizados e completamente ligados neste meio relacional. Este ambiente fará parte do conjunto de acessórios que comporão nossa linguagem interna, o pulsar que moverá nossa vida e que giraremos sempre em torno dele, a não ser que de algum modo, rompamos com todo movimento direcional imposto pela linguagem primeiramente adquirida.

Este processo de rompimento de linguagem e criação de uma nova, é muito importante para aqueles que querem ver a vida, de forma diferente da qual nosso cérebro habituou a ver, e, sem percebermos, podemos ficar uma vida inteira sem saber que haviam infinitas possibilidades de linguagem e ficamos alienados em apenas uma ou algumas.

Um comentário:

  1. É muito fácil perceber esse rompimento da linguagem quando uma pessoa muda de uma cidade ou vai trabalhar em outro local, o individuo ao conviver com outras pessoas mudará muitas de suas atitudes e de suas expressões atémesmo corpora,gestual ou de fala.

    ResponderExcluir

Deixe algum comentario sobre sua opnião sobre o Blog e outras sugestões que achar pertinente comentar.